terça-feira, 31 de julho de 2012

PHELPS : 18 MEDALHAS OLÍMPICAS


Phelps perde ouro no fim, mas iguala recorde de medalhas olímpicas

ichael Phelps entrou para a história das Olimpíadas mais uma vez nesta terça-feira, apesar de ter feito isso de forma decepcionante. Em sua melhor prova individual, nos 200 m borboleta, o multicampeão foi superado pelo sul-africano Chad le Clos no final, ficando com a medalha de prata. Deixou escapar o ouro, mas mesmo assim igualou o recorde de medalhas olímpicas.
A 18ª medalha olímpica, que iguala a marca da ginasta russa Larissa Latynina, poderia ter sido de ouro se Phelps não tivesse cedido aos esforços finais de Chad le Clos. O sul-africano largou melhor, mas foi ultrapassado pelo americano ainda nos primeiros 50 m, permanecendo na briga.
Quando Phelps fez a virada na marca de 150 m, sua vantagem ainda era evidente, mas se esvaiu diante da arrancada final de Le Clos. O sul-africano confirmou a medalha de ouro com 1min52s96, pouco mais rápido do que o americano, que cravou 1min53s01. O bronze ficou com o japonês Takeshi Matsuda, com 1min53s21.
Até esta terça-feira, a recordista isolada de medalhas em edições de Jogos Olímpicos era a ginasta russa Larissa Latynina, que competiu pela União Soviética em Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964. No período, foram 18 medalhas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A especialidade era a prova do solo, na qual conquistou o primeiro lugar nas três Olimpíadas.
Inicialmente, Michael Phelps entrou para a história olímpica de maneira diferente: quebrou o recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma edição, com oito nos Jogos de Pequim 2008. Antes disso, já havia conquistado outros seis em Atenas 2004, além de dois bronzes. Em Londres, subiu ao pódio com a prata no revezamento 4x100 m medley.
No processo de treinamento para a Olimpíada britânica, Phelps em nenhum momento manifestou a intenção de igualar o feito de Pequim e afirmou seguidas vezes que não apresentaria o mesmo desempenho. Isso ficou claro em sua primeira final, nos 400 m medley, quando terminou fora do pódio, com o quarto lugar. Apesar disso, demonstrou força para reforçar seu nome na galeria de grandes atletas olímpicos da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário