sábado, 4 de agosto de 2012

NOTA TRISTE : REMADORA BRASILEIRA PEGA NO EXAME ANTIDOPING


Kissya é avisada de doping em aquecimento; COB diz: "caso é grave"

A brasileira Kissya Cataldo está eliminada dos Jogos Olímpicos de Londres e suspensa de forma preventiva de competições internacionais organizadas pela Federação Internacional de Remo (Fisa). Um exame antidoping feito pela atleta no dia 12 de julho, ainda no Brasil, acusou a presença da substância eritropoietina (EPO), hormônio renal utilizado por atletas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pela oxigenação do corpo.

O chefe da delegação do remo, Sergio Brasil Sztancsa, classificou o caso como "grave" e informou que a atleta pretende pedir a contraprova do exame. Kissya estava se aquecendo antes de colocar o barco na água para a disputa da final C do single skiff, na manhã deste sábado, quando foi comunicada pela Fisa que não poderia mais competir. A atleta deixou a raia de Eton Dorney e se dirigiu para retornar à Vila Olímpica.
"A coisa é muito séria. A Fisa não iria tirar uma atleta de uma Olimpíada se tivesse alguma dúvida", afirmou Sztancsa, conhecido como Alemão.
Kissya já havia participado de diversas competições internacionais e jamais testado positivo em um antidoping. Segundo Alemão, a atleta alegou que tomava diversos suplementos e vitaminas, mas negou que tenha tido a intenção de se beneficiar de qualquer substância proibida.
"Ela disse que toma as mesmas coisas há muito tempo e que já fez vários exames, e nunca deu nada. A gente sempre desaconselha a tomar muitas coisas. Não tem ninguém desavisado. Se pegou, é porque deu mole", comentou.
Mineira de Uberlândia, Kyssia Cataldo tem 30 anos e disputava sua primeira Olimpíada. Remadora do Flamengo, Kyssia também faz trabalhos como modelo e chegou a Londres com o objetivo de chegar entre as 12 primeiras no skiff simples.
O sonho terminou nas quartas de final, fase na qual ficou no penúltimo lugar em sua bateria. Kissya foi para a repescagem e obteve um segundo lugar, o que a qualificou para a final C, que define do 13º ao 18º lugares. O resultado positivo no exame antidoping tirou a brasileira dessa disputa e consequentemente dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário