quinta-feira, 9 de agosto de 2012

OUTRO ATLETA EXPULSO


Campeão olímpico pego no antidoping diz que comprou EPO na Turquia

O italiano Alex Schwazer, campeão olímpico da marcha atlética de 50 km em Pequim 2008 e expulso da Olimpíada de Londres nesta segunda-feira por doping, afirmou que conseguiu a eritropoetina (EPO), com a qual deu positivo em exame feito no dia 30 de julho, na Turquia.
Em conferência de imprensa transmitida ao vivo na televisão, o atleta afirmou que obteve a substância por si só. Schwazer explicou todo o processo da aquisição da EPO e garantiu que não se dopou durante os Jogos realizados na capital chinesa. "Era uma coisa minha e não queria colocar ninguém em problemas. Me informei através da internet, fui ao exterior e só. Mais precisamente à Turquia. Consegui a EPO e voltei para a Itália".
O atleta afirmou que buscou a substância fora da Itália, por medo de ser pego em uma escuta telefônica. A eritropoetina é um hormônio renal utilizado por esportistas para aumentar a resistência. Ele provoca aumento de glóbulos vermelhos no sangue, responsáveis pela oxigenação do corpo.
O italiano disse que o doping é algo recente em sua vida, depois de três anos muito difíceis. "Estava cansado e não podia mais", contou. Schwazer disse que se desesperou e tentou que não fosse feito o controle antidoping, quando médicos foram a sua casa.
Sobre a possibilidade de o Comitê Olímpico Internacional (COI) voltar a analisar as amostras de urina de Pequim 2008, o italiano se mostrou tranquilo. "Só ficarei satisfeito se todos meus testes antidoping feitos nos últimos anos, incluindo os dos Jogos Olímpicos de 2008, sejam analisados de novo e publicados", afirmou.
Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport, Schwazer afirmou que fez uso de EPO entre 13 e 29 de julho. O atleta disse que o fez só, sem ajuda de ninguém, atitude que aprendeu a tomar pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário