Contra a seleção número 2 do ranking da Federação Internacional de Handebol (IHF), a Rússia, a equipe feminina do Brasil teve seu maior desafio na quarta rodada da modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo com as atuações destacadas da goleira Mayssa e da ponta direita Alexandra, a Seleção sofreu sua primeira derrota desde dezembro de 2011, quando foi superada pela Espanha nas quartas de final do Mundial. Por 31 a 27, as russas saíram vitoriosas nesta sexta-feira, no Copper Box.
As comandadas do dinamarquês Morten Soubak correram atrás do marcador desde o início do jogo. Invictas na competição, as brasileiras podiam empatar para manter a liderança do Grupo A. O revés, porém, deu a primeira posição pelo confronto direto à Rússia. As duas equipes estão empatadas em pontos ao lado da Croácia.
As russas chegaram a abrir 5 a 1 no início da primeira etapa, mas a Seleção conseguiu reduzir a desvantagem para apenas um gol, terminando o período derrotada por 15 a 14.
A reação continuou no segundo tempo, com o Brasil concentrando seu jogo no lado direito do ataque com Alexandra, atleta mais perigosa do jogo. As brasileiras tiveram a oportunidade de empatar o jogo em dois ataques seguidos, mas a ponta direita e central Ana Paula desperdiçaram as duas oportunidades de arremessos de sete metros que a Seleção teve.
Após o Brasil igualar o marcador por 24 a 24, as russas neutralizaram o setor ofensivo da Seleção e abriram quatro pontos de vantagem a seis minutos do fim do jogo. Neste intervalo, Ana Paula sentiu lesão no tornozelo direito e chegou a deixar a quadra, para retornar minutos depois. Buscando o empate, Alexandra desperdiçou o terceiro sete metros brasileiro na partida.
Com os nove gols marcados, Alexandra se tornou a artilheira da competição, com 27 gols ao todo, superando a croata Andrea Penezic, que já marcou 26 vezes no torneio. Mayssa também está isolada como melhor goleira da Olimpíada, defendendo 42% dos 50 arremessos que sofreu em quatro jogos.
Na última rodada, as brasileiras encaram Angola, 5ª colocada do Grupo A e 18ª do ranking da IHF. Montenegro enfrenta a Rússia e precisa de uma vitória para tentar se classificar em uma posição melhor do que a 4ª, posto que ocupa até esta sexta-feira.
As quatro equipes que avançam na chave já foram decididas - Rússia, Brasil, Croácia e Montenegro -, resta apenas definição de quais colocações cada uma terminará a fase preliminar da modalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário