sexta-feira, 3 de agosto de 2012

QUEBRANDO BARREIRAS


Judoca saudita luta com véu, quebra barreira e cai na 1ª rodada

O tatame do Complexo ExCel, em Londres, recebeu um momento histórico do esporte na manhã desta sexta-feira. Pela primeira na história dos Jogos Olímpicos, uma judoca da Arábia Saudita participou de uma eliminatória do judô, com direito ao uso do véu islâmico exigido para as mulheres. Faixa roxa em seu país (de acordo com a graduação brasileira), Wojdan Shaherkani, 16 anos, acabou derrotada por ippon na primeira rodada pela portorriquenha Melissa Mojica.
Longe de apresentar o nível necessário para competir em um evento como os Jogos Olímpicos, a primeira representante da Arábia Saudita, país no qual as mulheres são geralmente proibidas de praticar esporte, em um esporte olímpico marcou o último dia de disputas do judô. Desde que apareceu no túnel que dá acesso aos tatames, a judoca recebeu um enorme carinho do público presente no complexo, que ovacionou a visivelmente emocionada atleta.
Durante o combate, Wojdan Shaherkani se comportou de maneira tímida, como se não soubesse o que fazer para neutralizar a adversária portorriquenha. Convidada pelo Comitê Olímpico Internacional a fim de promover a modalidade no país do Oriente Médio, a judoca saudita foi apoiada até no momento seguinte ao ippon que sacramentou sua derrota (e a consequente eliminação). O sorriso tímido apareceu apesar do resultado ruim. Só de estar ali, no tatame, ela tornou sua participação como uma estreia histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário